Como Construir a sua Casa
Olá pessoal, a construção de uma casa, é o sonho de muitas famílias. Uma residência aconchegante e bem estruturada é o ponto essencial para um projeto de sucesso. Por esse motivo, hoje venho falar com vocês sobre uma dúvida que assola muitas pessoas que querem construir. Com base em nossa experiência trouxemos um guia com as etapas de uma construção desde a aquisição de seu terreno até a finalização da construção. Venha conosco através desse guia feito especialmente para você.
1ª Etapa: Contratação de um profissional
Essa etapa é fundamental, o investimento em um bom profissional, traz inúmeros benefícios, como economia de material e mão de obra, para o desenvolvimento de sua obra, afinal de contas, economizar no desenvolvimento de um bom projeto, significa ter sérios problemas lá na frente.
2ª Etapa: Levantamento do terreno e Sondagem
Nessa etapa o profissional, fará o levantamento de seu terreno, para entender os desníveis e características de solo para desenvolvimento de um projeto adequado, aproveitando ao máximo o que seu terreno proporcionará e desenvolvendo um projeto de fundação adequado as necessidades.
3ª Etapa: Elaboração do Projeto Arquitetônico
Nessa etapa o profissional, determinará as características de sua obra (metragem, quantidades de cômodos, pavimentos, dentre outras características), desenvolvendo um projeto que atenda às exigências das legislações vigentes e enviará para realizar as devidas aprovações na prefeitura, emitindo seu alvará de construção, para início da mesma.
4ª Etapa: Limpeza do Terreno
Com o projeto aprovado, inicia-se a preparação do terreno para a construção, ela envolve a terraplenagem que é o nivelamento do terreno, que pode ser um processo de tirar terra ou de aterrar, dependendo do tipo de desnível do lote.
5ª Etapa: Ligação de Água e Energia
Nessa etapa solicitamos a ligação da água e da energia elétrica, para início dos serviços.
6ª Etapa: Fundação
Nessa etapa, fazemos inicialmente o fechamento da obra com tapumes para maior segurança e iniciamos as marcações para posicionamento da fundação, desenvolvemos a mesma e prosseguimos para as alvenarias de embasamento. Lembrando que é fundamental para uma fundação bem feita a sua impermeabilização. Depois é feito o preparo e concretagem do contrapiso.
8ª Etapa: Alvenaria
Agora sim, começamos a levantar as paredes. Seguindo o projeto, conseguimos fazer o posicionamento dos pilares e locação das vigas, além é claro, do posicionamento da verga e contra-verga (que são fundamentais para dar suporte e redistribuir o peso e as tensões sobre as estruturas como portas e janelas).
9ª Etapa: Laje e Telhado
Com toda a alvenaria finalizada, chegou a hora da montagem da laje, a mesma deve ser escolhida de acordo com critérios de carga e aplicação. Depois de escolhida, a mesma deve ser montada (não esquecendo de pensar na hidráulica e elétrica), escorada e concretada. Ao longo de 7 dias o concreto precisa ser molhado para evitar o surgimento de trincas. Depois, é feita a retirada do escoramento cerca de 28 dias após a sua concretagem. Com a laje finalizada é hora de iniciar a alvenaria do oitão, madeiramento e sua cobertura com as telhas.
O uso dos telhados embutidos são uma tendência, como justificativa para seu uso, além de ares mais moderno, temos a possibilidade de usar uma telha mais barata, assim com todo o madeiramento. Porém o mesmo deve ser avaliado por um profissional, afinal essa economia pode não ser real em alguns projetos.
10ª Etapa: Hidráulica e Elétrica
Nessa etapa é feita as marcações e rasgos nas paredes para passagem dos tubos, dos registros, das conexões, das caixinhas e dos conduites, que depois de pronto, é coberto com massa.
11ª Etapa: Acabamento
Essa etapa é dividida em duas partes, o acabamento bruto, em que temos o chapisco, emboço e reboco e o acabamento fino, com a colocação de pisos, esquadrias, papeis de parede, dentre outros itens. Essa etapa é sem dúvida a etapa mais trabalhosa, afinal, são profissionais dos mais diversos trabalhando e muitas vezes juntos o que devemos ter o maior cuidado, afinal tudo tem uma ordem a ser executada. Além do mais o cuidado com o orçamento deve ser minucioso aqui, o número de opções de materiais é enorme e devemos pesquisar muito antes da compra.
Além do mais o cuidado com os profissionais contratados para cada etapa e acompanhamento em cada processo é primordial para o sucesso da obra.
Concluindo:
Esse método construtivo, é o mais tradicional e usado na maioria das construções. Existem outros métodos, mas que devem ser estudados por um profissional, para verificar em qual sua obra se adequa.
Siga as dicas e construa a casa dos seus sonhos. Espero que tenha gostado do conteúdo. Compartilhe e comente!
Caso precise de ajuda, estamos a disposição para tirar suas dúvidas e ajuda-lo a transformar sonhos em realidade!
Thais Zanelato